[Maná] Obedecendo a voz de Deus

Às vezes precisamos tirar um dia da semana para esperar em Deus, podemos não ter uma ideia do que irá acontecer. Sem agenda, sem lista de oração, às vezes, apenas começando em ler a Bíblia, mas no final do dia estamos completos, porque o Espírito Santo nos conduziu.

Quando aprendermos a esperar em Deus, ele irá mostrar-nos obstáculos em nossos relacionamentos com ele, para que possamos estar livres deles, a fim de amá-lo e servi-lo melhor.

Muitos de vocês não estão onde deveriam estar com Deus agora. Meu o objetivo não é acusar ou condenar, mas ajudar. Quando não permitimos que o Espírito Santo nos guie, não podemos ouvir as palavras de conforto, direção e sabedoria que ele quer nos dar.

Uma das maiores necessidades em nossas vidas é ter tempo com Deus, mas a maioria dos cristãos não dá muito tempo a Ele! Uma condição para a qual muitos de nós precisa se arrepender.

Reconhecendo o Senhorio de Jesus

Hoje no corpo de cristo algo está fora do lugar que precisa ser corrigido. Então o que está fora do lugar? Bem, não estamos reconhecendo a liderança de cristo em nossas vidas. Paulo escreveu:

“Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja.

E a igreja é seu corpo; ela é preenchida e completada por Cristo, que enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte”. Efésios 1:22,23

A linguagem de escolha usada por Paulo é interessante. Deus colocou todas as coisas sob a autoridade de Jesus. Elas foram submetidas a ele, mas Ele também deu Jesus para a igreja. Ter Jesus, como cabeça, é algo muito precioso e abençoador para o corpo, além disso Jesus é cabeça sobre todas as coisas, não sobre algumas coisas, não sobre quase todas as coisas.

Você pode dizer honestamente na presença de Deus que Jesus está dominando tudo na sua vida? Que não há nada que esteja fora do controle dele? Nada que esteja fora da expressão de sua vontade determinada para você?

Em Efésios, Paulo escreveu:

“Em vez disso, falaremos a verdade em amor, tornando-nos, em todos os aspectos, cada vez mais parecidos com Cristo, que é a cabeça.

Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor”. Efésios 4:15,16

Todo o corpo depende da cabeça. É apenas através do relacionamento do corpo com a cabeça que ele obtém alimento, pode crescer e funcionar efetivamente. Se a conexão com a cabeça for impedida toda a vida do corpo é instantaneamente prejudicada.

Paulo disse que “ninguém te engane por sua recompensa”. Colossenses 2:18

Não deixe ninguém te desqualificar. Seria melhor expressar o que Paulo estava dizendo aqui. Não deixe essa pessoa te enganar a ponto de removê-lo de herdar o que Deus tem para você.

Esse tipo de pessoa tem prazer e falsa humildade. Inutilmente inflado por sua mente carnuda. Tal pessoa afirma ser super espiritual, mas é muito carnal, ele ensoberbeceu a mente de tal modo que ele não se consegue apegar à cabeça de quem todo o corpo nutrido e unido por articulações e ligamentos cresce com o aumento que vem de Deus(v.19).

A nova versão internacional diz que ele perdeu a conexão com a cabeça. Assim que isso acontece, corremos o risco de cometer erros, participarmos de alguma forma de engano e algum tipo de falso ensino. Algo que está fora de linha com a verdade de Deus.

A única condição de segurança para o corpo e para cada crente é estar corretamente relacionado com a cabeça. Todo crente verdadeiro tem uma conexão direta divinamente preparada com Jesus Cristo que você não deve deixar ninguém interferir.

Os pastores são pessoas adoráveis, mas eles não podem tomar o lugar de Jesus. A função de um pastor não é ser a sua cabeça, mas para ajudá-lo a cultivar seu relacionamento com aquele que é a tua cabeça. Eles não são responsáveis por dar todas as respostas para todos os seus problemas, mas para mostrar como encontrar as respostas de Jesus para vocês.

Algumas pessoas são preguiçosas e só querem que um ser humano resolva todos seus problemas. Não funciona assim. Também alguns líderes são autoritários e querem controlar as pessoas.

Você tem que ter seu próprio relacionamento pessoal com Jesus. Você tem que ser capaz de ouvi-lo falar com você. Tem que ser capaz de ser dirigido por ele. Tem que ter algo dentro de si que indica quando o Senhor está satisfeito ou não com você. Tem que ser sensível a Cabeça.

Funções da cabeça

Agora vamos discutir cerca de quatro funções de nossas cabeças físicas e como elas se relacionam com a liderança de Jesus.

Esta não é uma lição competente em autonomia. Elas são apenas simples perspectivas práticas. Enquanto revisamos esses quatro, quero que você considere seu relacionamento com jesus e o relacionamento da igreja hoje com sua Cabeça.

Parece que nossas cabeças têm quatro funções principais:

1) Receber informações: todas as partes do corpo se comunicam com a cabeça e ela obtém informações de todas as partes do corpo;

2) Tomar decisões: a cabeça decide o que o corpo deve fazer;

3) Iniciar uma ação: a palavra-chave é iniciar porque aquele que leva a iniciativa é a cabeça;

4) Coordenar a atividade de outros membros do corpo.

O Espírito é o meio pelo qual Jesus, enquanto Cabeça, comunica-se com o corpo, dirige-o, controla-o e o preserva. Então estamos falando sobre um relacionamento com jesus e um relacionamento com o Espírito Santo. Jesus disse:

“Quando o espírito da verdade vier, Ele irá guiá-los em toda a verdade”. João 16:13

Lembre-se que Jesus disse isso a seus discípulos, quando estava prestes a deixá-los. Indicando na realidade que Ele não iria dizer tudo que eles precisavam saber no momento, mas isso não importava porque o Espírito de verdade, isto é, o Espírito Santo iria vir e guiá-los em toda a verdade.

Jesus estava dizendo que, daquele tempo em diante, seu relacionamento conosco seria efetuado através do Espírito Santo.

Ele continuou a dizer que o Espírito Santo não iria falar de si, mas iria dizer o que ouvir. Ele falará sobre o futuro (João 16:13).

Eu acredito que a igreja deveria ter direção sobre o futuro, orientação divina vinda do Espírito Santo. Não sobre tudo, mas para certas coisas que precisamos saber. Dada a situação mundial, a igreja ir para o futuro sem a orientação do Espírito Santo significa ir em direção ao desastre.

Temos apenas vislumbres dos problemas e as pressões que estão vindo em todo o mundo e Vamos precisar do Espírito Santo para nos avisar o que irá acontecer, a fim de não estarmos no lugar errado no momento errado.

Uma das orações que devemos orar regularmente é estar sempre no lugar certo e na hora certa. Apenas o Espírito Santo pode tornar isso possível. Jesus disse:

“Ele me trará glória” João 16:14

Vale a pena mencionar isso novamente em conexão com ser capaz de ouvir o que Deus está dizendo para nós, glorificar a Jesus é uma marca distintiva do Espírito Santo.

Hoje muitas coisas que dizem ser a obra do Espírito Santo falta a marca de glorificar Jesus. Qualquer coisa que exalte uma personalidade humana não é do Espírito Santo.

Pode até ter aparência de algo espiritual, mas não é do Espírito Santo. Tudo que o espírito faz é sempre para glorificar Jesus. Se Jesus não for o centro das atenções, o contorno não é do Espírito Santo.

Cedendo à escolha de Deus

Embora as funções da cabeça sejam essenciais, vamos brevemente concentrar-nos na quarta função coordenar a atividade de outros membros do corpo. Concernente ao nosso relacionamento com cristo isto lida com a questão da iniciativa. Jesus disse aos seus discípulos:

“Vocês não me escolheram; eu os escolhi. Eu os chamei para irem e produzirem frutos duradouros, para que o Pai lhes dê tudo que pedirem em meu nome”. João 15:16

Esta afirmação é inequívoca, não há dúvida sobre isso, ele disse que nos escolheu. E os frutos são duradouros, pois procedem da escolha de Deus.

Você pode ter todos os tipos de programas e atividades religiosas na igreja, mas se Deus não os iniciou não haverá fruto permanente. Jesus também disse que o Pai vai te dar o que você pedir usando o nome dele (João 15:16).

Você entende que a capacidade de orar efetivamente para o Pai procede da vontade de Deus? Podemos orar todos os tipos de orações, mas se elas não são segundo a Deus não teremos nenhuma garantia de que Ele irá respondê-las. Deus está realmente envolvido com aqueles que ele escolheu.

Sempre que tomarmos a iniciativa das mãos de Deus, nós desligamos o Senhorio de Jesus. Um excelente exemplo de dependência da escolha de Deus está no livro de Atos. Está escrito:

“Entre os profetas e mestres da igreja de Antioquia da Síria estavam Barnabé e Simeão, chamado Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que tinha sido criado com o rei Herodes Antipas, e Saulo.

Certo dia, enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separem Barnabé e Saulo para realizarem o trabalho para o qual os chamei”. Atos 13:1,2

A nova versão internacional diz enquanto eles estavam adorando o senhor em jejum. Enquanto eles estavam esperando no Senhor sem nenhuma agenda própria, o Espírito Santo disse com efeito qual era a agenda dEle.

Com que frequência a igreja vem a Deus com sua própria agenda e nunca perguntam a Ele qual é a sua vontade. Você não pode tomar suas decisões, escrevê-las e, em seguida, aplicar o nome de Deus como um selo, porque Deus não é um selo. Ele é o Deus Todo-poderoso!

A passagem da escritura continua, então depois de mais jejum e oração os homens colocaram as mãos sobre eles e os enviaram (Atos 13:3). De onde veio a decisão de enviar Paulo e Barnabé? Veio de Deus pelo Espírito Santo.

Antes que esses homens fossem enviados pelo Espírito Santo, eles eram profetas e professores. Em seguida se tornaram apóstolos. Note que eles são chamados de apóstolos duas vezes, mas o povo da cidade estava dividido na opinião sobre eles. Alguns ficaram do lado dos judeus e outros com os apóstolos (Atos 14:4). Um apóstolo é aquele que é enviado, então qualquer um que não foi enviado não pode ser um apóstolo.

Surpreendentemente, embora a iniciativa tenha procedido de Deus o Pai por meio de Jesus Cristo o Filho através do Espírito Santo, eles não foram chamados apóstolos antes da igreja os enviar.

Deus não contorna a igreja na nomeação de ministérios. Quando Paulo e Barnabé acabaram com essa atribuição particular de ministério finalmente voltaram de navio para Antioquia da Síria, onde sua jornada havia começado. Os crentes de lá os haviam confiado a graça de Deus para fazer o trabalho que agora estava completo (Atos 14:26).

Quantos de nós na igreja hoje podemos dizer que executamos o trabalho que nos foi atribuído e não apenas fizemos parte dele, mas completamos todo o trabalho?

A explicação para o cumprimento da tarefa deles é que a iniciativa partiu de Deus. Os líderes da igreja em Antioquia ouviram e seguiram Sua escolha. Qualquer outra coisa não produziria os mesmos resultados.

Deixe um comentário